Comentários
Michelle Louise Michelle Louise Author
Title: O ILUMINADO: O MELHOR DO TERROR DE STEPHEN KING
Author: Michelle Louise
Rating 5 of 5 Des:
Um clássico de Stephen King. Edição especial, com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos. “O lugar perfeito para recomeçar”,...


Um clássico de Stephen King. Edição especial, com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.

“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.

Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.

Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos. (Via Skoob).


O Iluminado é um daqueles clássicos do terror que todo mundo, absolutamente todo mundo já ouviu falar. Adaptação cinematográfica a parte para evitar debates (já que até o próprio Stephen King não aprova a versão das telonas), vamos focar nessa obra clássica do terror escrita em 1977. 

Tudo começa quando Jack Torrence, ex professor de literatura e  escritor, acaba sendo expulso do seu cargo após agredir um aluno. Jack vem de marcado por uma infância problemática e luta contra o vício que possui no álcool que, somado aos problemas psicológicos que assolam o personagem, o levaram a machucar seu filho, o pequeno Danny. Essa instabilidade do personagem fica bem estabelecida nos primeiros capítulos da história e acaba sendo bem importante para o que vem à seguir. 


Desempregado e precisando sustentar sua família, composta pelo pequeno Danny e sua esposa Wendy, Jack acaba aceitando o emprego de zelador que estava sendo oferecido no grande e famoso Hotel Overlook. A temporada de inverno com nevasca que assola a região, faz com que ninguém se hospede no hotel neste período mas, ainda assim, este precisa ser cuidado e caberá a família Torrence essa função. Com estoque de comida e bebida para todo esse período, a família embarca nessa jornada que mudará drasticamente a vida deles.

A história é narrada em terceira pessoa e vai nos mostrar o panorama geral dessa história que gira ao redor de 4 personagens: Jack, Wendy, Danny e o Hotel Overlook. Sim, o  Hotel é personagem e é protagonista. O Hotel Overlook não é um simples hotel. Ele teve seus dias de glória e hospedou muita gente importante durante sua história. Ele guarda histórias em suas paredes e em eu chão. Histórias boas, regadas à festa a risos mas, também, histórias de mortes, suicídios, assassinatos. Coisas estranhas acontecem entre as paredes que compõem os quartos e os corredores desse local. Nem todos que passaram pelo Overlook se foram, nem todas as histórias foram apagadas. Alguém...Iluminado seria capaz de senti-las. Senti-las de maneira tão forte que assustaria. 


O pequeno Danny nasceu com um poder único, que pode ser uma benção ou sua maior desgraça. Ele é capaz de ver e sentir o que ninguém mais é. E quando o Overlook se torna praticamente vivo e pulsante, afetando alguém emocionalmente instável como o seu pai, Danny ainda pequeno, mas cheio de coragem, vê a sua vida e a vida de sua mãe mudarem drasticamente. 

Stephen King é o mestre do terror e existem inúmeras obras do autor que podem provar este fato. Porém, é em O Iluminado que o terror verdadeiramente te sufoca. Essa foi a sensação mais recorrente durante a leitura. A sensação de eu estar sendo sufocada pelo Hotel Overlook. Isso porque a descrição do Hotel, a descrição dos personagens o tom da narrativa é tão absurdamente real que você se sente dentro do hotel. Você se sente nas festas macabras. Você ouve o elevador, você vê os arbustos. 


A inocência e a pureza te fazem querer salvar Danny de todo mal, você quer ajudar Jack, quer proteger Wendy. Você sente os personagens e a narrativa faz com que os personagens sejam tão reais que a leitura te impacta. E isso, apenas um escritor como Sephen King poderia fazer. É uma capacidade de escrita absurda e justifica porque Stephen é um dos maiores escritores que temos a sorte de poder ler. 

Seja você fã de terror ou não, este livro é uma obra prima que merece ser lida, que merece ser sentida. A riqueza de detalhes, a narrativa fluida, que te guia e te leva pelos corredores assustadores do Overlook, que pega sua mão e te leva pelos horrores que essa história guarda.  É uma leitura que assusta pra caramba, mas que vale a pena DEMAIS ser feita. 


O Iluminado é o terceiro volume da série da Editora Suma de Letras da "Biblioteca Stephen King" e conta com o mesmo zelo e beleza das suas duas antecessoras "Cujo" e "A Hora do Lobisomem". Essa edição conta com uma parte final da história nunca antes publicada, o que torna esse edição ainda mais especial para quem é fã da história ou do autor (ou apenas para amantes de livros). 

Se hospede no Hotel Overlook e deixe a família Torrence guiar seu passeio, você vai se assustar mas eu te garanto que sua estadia vale a pena. Te garanto mesmo!


Autor: Stephen King
Páginas:520
Editora: Suma de Letras
TraduçãoBetty Ramos de Albuquerque
Lançamento: 2017
Compre aqui.







Livro cedido pela Editora Suma de Letras para resenha 

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top