Comentários
Michelle Louise Michelle Louise Author
Title: ÚLTIMAS MENSAGENS RECEBIDAS: O PODER E A ETERNIDADE DAS PALAVRAS
Author: Michelle Louise
Rating 5 of 5 Des:
Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário? A partir de ...


Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário? A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.

Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal? (Via Skoob).


Existem algumas leituras que ficam na sua cabeça de uma maneira sutil e, ao mesmo tempo, forte. Não sei explicar muito bem o que senti lendo "Últimas mensagens recebidas". Eu sei que chorei, que sorri e que senti. E que muita aconteceu na minha cabeça em um única leitura.



"Últimas mensagens recebidas" é, na grande realidade, um copilado de últimas mensagens que algumas pessoas receberam na vida real, porém no livro constam de maneira anonima. Essas pessoas resolveram compartilhar essas mensagens em um tumblr onde, a partir daquele momento, elas não se sentiriam mais sozinhas e poderiam compartilhar o peso de quando recebemos a última mensagem de alguém.



Emily Trunko teve a ideia de pegar algumas dessas mensagens e colocá-las em um livro. Algumas das mensagens contem um contexto explicativo ao final da página (Muitas vezes as lágrimas surgem ali, mais do que na mensagem em si). Outras, a mensagem está sozinha, sem contexto. E nessas páginas você se demora, tentando entender um contexto, buscando uma ideia do que levou alguém à digitar aquela mensagem.



São mensagens de despedidas, que amigos que se foram, de amigos que com aquela mensagem deixaram de ser amigos. São mensagens de pais, mães, avós, ex namorados abusivos. Mensagens de adeus, mensagens de suicídio (inclusive vale aqui um aviso de gatilho!), mensagens que não eram para ser últimas mensagens.



E você, inevitavelmente, se sente contemplado. Você começa a imaginar as últimas mensagens que já cruzaram seu caminho. Esse livro não fala com o leitor de forma racional. Ele te faz sentir, quase que como uma ordem a cada página. Esse livro faz você se sentir abraçado e querer abraçar a pessoa desconhecida por trás daquela história.



Na grande realidade, esse livro te toca por uma simples razão: Você nunca sabe quando está vivendo seu último momento com alguém. Uma última mensagem não tem aviso prévio. E isso te coloca pra refletir sobre a importância de cada pessoa que te cerca. Isso te faz pensar como você sentiria se recebesse uma última mensagem delas. Ou como ela se sentiriam recebendo uma última mensagem sua.

Eu me senti quase invadindo a vida das pessoas que estavam ali. Me senti angustiada lendo essas mensagens tão particulares e que mudaram, sem volta, a vida de alguém. Acho que esse livro coloca em perspectiva o poder das palavras, te faz perceber que o dizemos ou escrevemos pode mudar tudo para alguém. Palavras têm um poder absurdo de machucar e de curar, mas elas são intensas e a gente precisa ter cuidado.



O livro é singelo, simples. A leitura dura questão de minutos (um pouco mais dependendo das suas lágrimas, no meu caso foram muitas), mas não pense que ela é leve. Pelo contrário, ela é bem pesada e tem muito pra te dizer. 

A edição de capa dura da Seguinte não poderia ter sido melhor pensada do que isso. As mensagens em foco no meio da páginas, alguns desenhos que mostram o conteúdo da mensagem, o contexto ao final da página. Esse se tornou um dos meus livros favoritos e mais bonitos da estante. 



Eu realmente espero que essa leitura te toque tanto como ela me tocou. Que você sinta vontade de abraçar e que se deixe ser abraçado. Que você sinta nessas palavras que você não está sozinho e que está tudo bem sentir. 

Últimas Mensagens Recebidas

Autor: Emily Trunko
Páginas: 176
Editora: SeguinteTradução: Fabricio Waltrick
Lançamento: 2017
Compre aqui.



Livro cedido pela Editora Seguinte para resenha 
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top