Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA: E A INSANIDADE HUMANA
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitore...


Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural.

Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão.

Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.


Shirley Jackson é uma famosa escritora de horror e mistério, sua obra mais conhecida é Sempre vivemos no castelo. É conhecida como rainha de terror por autores como Stephen King e Neil Gaiman. Suas obras estão sendo relançadas pelo selo Suma da Companhia das Letras, em edições belíssimas de capa dura, do jeito que mais gostamos.

A história tem início com Doutor Montague que começa a investigar casos paranormais com o intuito de elucidá-los pela visão da ciência, convida três pessoas que participaram de eventos paranormais – Eleanor, Theodora e Luke-, com o intuito de que possam escrever sobre suas interações com a casa. O passado de Eleanor e Theodora é conhecido apenas pelo doutor, o que permite que elas se sintam livres para criar um passado melhor.

Os quatro se mudam para a casa da colina, uma casa afastada da cidade e que os habitantes tentam ignorar sua existência, tratando mal todo visitante que ouse perguntar sobre ela. Para eles a casa é má.
Ao chegarem a casa são recebidos por um velho mal humorado e sua esposa - zelador e cozinheira da casa - os dois se recusam a ficar nela depois que anoitece e em hipótese alguma dormem dentro dela. O doutor e sua equipe testemunham eventos estranhos, começam a questionar se são realmente sobrenaturais ou algo forjado pela cozinheira e seu marido.
A senhora não vai gostar", ele afirmou, "vai se lamentar por eu ter aberto o portão."
A arquitetura da casa chama atenção, projetada e construída pelo seu primeiro dono - Hugh Crain -, possui ângulos assimétricos que causa uma perturbação na padronização do nosso cérebro, o que pode causar desconforto semelhante ao que acontece quando desembarcamos de um avião.
A casa era repugnante. Estremeceu e pensou, as palavras vindo livremente à sua mente, a Casa da Colina é repugnante, é doente; vai correndo embora daqui."
A casa pode ser considerada um personagem importante da história, pois desempenha um papel crucial. Sua própria história é interessante, Hugh construiu a casa para morar com sua esposa, porém ela morreu quando estava a caminho de lá, sua segunda esposa faleceu após uma queda na casa e a terceira enquanto viajam pela Europa. Após esses acontecimentos, Crain desistiu dela.
A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta."
Depois de sua morte ela passa a ser da filha mais velha dele que depois de alguns anos falece de pneumonia e a deixa como herança para sua acompanhante, ela foi atormentada pela irmã mais nova da falecida e pela população da cidade, pois acreditavam que tinha matado sua senhora para ficar com a casa.
Quando o Luke e eu somos chamados lá para fora e vocês duas ficam aprisionadas aqui dentro, não começa a parecer que a intenção é, de alguma forma, nos separar?" 
É peculiar como a casa desperta a insanidade das pessoas, sendo um ponto muito positivo do enredo. Um aviso, não leia essa história procurando por fantasmas ou entidades, não é sobre isso que Shirley escreveu, a casa mexe com nosso psicológico, cabe a seus moradores não se entregarem, esse é o ponto chave.
Me pergunto por que tudo tem estado tão sossegado. Acho essa espera angustiante quase pior do que acontecer alguma coisa."
Foram feitas duas adaptações dessa história, uma em 1963 chamada de Desafio do Além e outra em 1999 A casa amaldiçoada. Há rumores de que a Netflix está produzindo uma série baseada na história, estou aguardando.




TÍTULO ORIGINAL: The Haunting of Hill House
AUTORA: Shirley Jackson
TRADUÇÃO: Débora Landsberg
PÁGINAS: 240
EDITORA: Companhia das Letras
LANÇAMENTO: 2018
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top