Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: OS ÚLTIMOS DIAS DA NOITE: UMA FAÍSCA DE LUZ EM DIAS SOMBRIOS
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Os últimos dias da noite, segundo romance do jovem talento Graham Moore, é uma trama vigorosa, inspirada em eventos e personagens r...


Os últimos dias da noite, segundo romance do jovem talento Graham Moore, é uma trama vigorosa, inspirada em eventos e personagens reais. A história recria de maneira extraordinária a disputa que em fins do século XIX opôs o cientista sérvio Nikola Tesla e o americano Thomas Edison, inventor da lâmpada, dois dos maiores gênios da história. A briga, no entanto, não envolve apenas ciência. Quando George Westinghouse decide ser o primeiro a levar a luz elétrica para o resto dos Estados Unidos — e alcançar a glória e fazer fortuna —, Edison move contra o industrial 320 processos por quebra de patentes e cobra dele indenizações milionárias. Em meio a esse embate, e sem saber absolutamente nada sobre ciência, Paul Cravath, um jovem e inexperiente advogado, é contratado para uma missão inglória: defender Westinghouse nessa causa que todos dão como perdida. Com humor raro e excelente domínio narrativo, Graham Moore mergulha nesse universo em que gênios, cientistas e industriais colocam à prova suas vaidades e ambições, numa corrida alucinante para que, no coração da noite da América, se faça a luz.


Todo mundo já sabe o meu amor inegável por qualquer tipo de livro que envolva o menor toque que seja de investigação. Então quando vi a sinopse do livro ‘Os últimos dias da noite’, que além de ter investigação, tinha relatos históricos e científicos, fiquei completamente apaixonada pela ideia de ler o livro. 

‘Os últimos dias da noite’ conta a batalha científica, industrial e jurídica de Thomas Edison, Nikola Tesla, George Westinghouse e Paul Cravath para produzir e distribuir a luz elétrica para os Estados Unidos da América.

Vale ressaltar que o livro tem como base o relato verídico em que todos esses personagens reais estavam envolvidos na década de 80. Contudo, o livro traz tal narrativa por meio de camadas de ficção e romantismo, nos mostrando, porém, toda a intensidade tal acontecimento por meio de 440 páginas que prendem o leitor completamente.

O livro em si é fantástico. Ele foi construído com base em diversas pesquisas que montam as personalidades e as batalhas dos personagens de maneira que é como se nós mesmo voltássemos no passado e estivéssemos vendo as cenas se desenrolando diante de nossos olhos. 

Foi fantástico ler a narrativa de Graham Moore e me sentir parte de tal evento que modificou completamente a vida de todos nós. E também entender, que diferente do que nos é passado na escola ou até pelos livros históricos e científicos, houve muito mais por trás da descoberta da luz. Houve egoísmo, ganância, sede de vingança e poder. Coisas que em conjunto podem trazer sequelas desastrosas. 

Só tenho elogios para o livro de Moore, que foi cientificamente e historicamente muito bem embasado, que trouxe suspense, mistério, romance e investigação nas medidas certas e que ainda nos mostra como é muito importante mantermos nossa essência.

Recomendo muito a leitura do livro publicado pela Companhia das Letras!

“Ser pobre não fazia ninguém feliz. O fato é que apenas algumas poucas pessoas conseguiam ser pobres e felizes ao mesmo tempo.” – Páginas 94


Título: Os últimos dias da noite
Autor: Graham Moore
Tradutor: Jorio Dauster
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 440
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.






Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top