Comentários
Ruan Wendell Ruan Wendell Author
Title: UMA DOBRA NO TEMPO: FICÇÃO CIENTÍFICA INFANTIL COM UM MUNDO EM EXPANSÃO
Author: Ruan Wendell
Rating 5 of 5 Des:
Fonte da imagem: www.coisasdemineira.com “Uma linha reta não é a distância mais curta entre dois pontos.” Esta ideia está por trá...
Fonte da imagem: www.coisasdemineira.com



“Uma linha reta não é a distância mais curta entre dois pontos.” Esta ideia está por trás da incrível história da família Murry, traçada em Uma dobra no tempo, ganhador do Newbery Award em 1963 e ainda capaz de fascinar uma nova geração de leitores. No livro, a autora Madeleine L’Engle proporciona uma verdadeira viagem, com dissolução e reconstituição de corpos no espaço, através de atalhos que fogem do longo caminho dos anos-luz, e dá lugar a uma passagem da quarta para a quinta dimensão, impensável no espaço tridimensional que conhecemos. 
Os Murry viviam a cerca de oito quilômetros da aldeia, isolados, em uma rua afastada. A geniosa Meg – a menina azarada e considerada má aluna na escola – e o pequeno Charles Wallace, rotulado como o “irmão bebê idiota”, compartilhavam o peso de serem crianças com um nível de intelectualidade acima do comum, o que causava certa dificuldade no relacionamento com as outras. Dennys e Sandy eram seus irmãos gêmeos, que não eram nem ruins, nem excelentes no colégio, mas eram fortes, bons corredores e se saíam bem nos jogos. 


Em um ambiente de cumplicidade, os irmãos e a mãe, uma bela cientista, conviviam bem, apesar das diferenças. Mas carregavam um vazio dentro de casa. O sr. Murry era um físico famoso e, desde que partiu para uma missão confidencial – e perigosa – do governo, não tiveram mais notícias dele. A vizinhança, curiosa, especulava a respeito.



O livro Uma dobra no tempo nos traz uma trama de ficção científica bem construída e mesmo tendo sido publicado no ano de 1962, relevante até hoje. A história é fluida e intensa, por ser um livro relativamente curto. Os personagens apresentados pela autora são muito cativantes, em especial as crianças Meg, Charlles Wallace, e Calvin. 
Meg é a típica personagem adolescente com problemas na escola, não se encaixa bem entre os colegas e suas notas estão cada vez piores. Contudo, é interessante como a autora se utiliza disso para desenvolver a personagem, que apesar dos problemas aparentemente banais, sofre pela ausência e estranho desaparecimento do pai.  
Algumas ações das crianças durante a narrativa irritam um pouco e trazem sérias consequências a trama. São deixados muitos pontos soltos na história, e mesmo sabendo que talvez a autora tenha respondido alguns deles nos próximos livros da série, ainda ficamos com a sensação de falta de explicações em diversas partes do livro.
O universo, ou universos criados pela autora realmente são interessantes. A possibilidade de expansão e a grandeza são bem impressionantes também, o que conto como ponto positivo para o livro. Apesar dos pontos soltos, a problema principal que nos é apresentado durante a metade do livro é bem resolvido e para quem torce para finais felizes ficará satisfeito.Então fica a dica de um livro infantil bem legal e de leitura rápida.



Título: Uma Dobra no Tempo
Autor: L'engle,Madeleine
Editora: HarperCollins
Páginas: 240
Ano: 2017
Onde Comprar: Saraiva

Livro cedido pela editora para resenha.

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top