Nesta obra-prima da ficção científica, Jules Verne expressa seu amor pelo mar ao longo da incrível aventura do submarino Nautilus.
Publicado em 1870, Vinte mil léguas submarinas é uma das obras de aventura quintessenciais da literatura ocidental. Mais do que isso, o francês Jules Verne ajudou a estabelecer um tipo de romance que, sem abrir mão por um segundo da mais eletrizante carga de entretenimento, apresentava e discutia as principais questões que norteavam o conhecimento científico de seu tempo. E ia além, perscrutando o futuro.
A aventura começa quando Dr. Pierre Arronax é convidado pelo Secretário da Marinha dos Estados Unidos a participar de uma expedição de pesquisa naval a bordo do Abraham Lincoln. O objetivo é encontrar um monstro marinho, avistado no Oceano Pacífico. Durante o confronto, Arronax, seu criado Conseil e o arpoador canadense Ned Land são lançados ao mar, para serem subsequentemente resgatados pelo submarino do capitão Nemo, o Nautilus.
Narrado por Arronax, o livro é um vasto passeio pelos oceanos do mundo e suas maravilhas submarinas, descritas em detalhes por Verne. Não é apenas a tecnologia que o interessa, mas também a fauna e a geografia marítimas, tudo reforçado em seu maravilhamento da imaginação — como no episódio da luta da tripulação do Nautilus contra uma lula gigante. Episódios de um romance que tem encantado gerações de leitores de todo o mundo há mais de um século.
‘Vinte Mil Léguas Submarinas’ é um livro que desejo ler desde que li ‘Viagem ao centro da terra’, meu primeiro livro escrito por Júlio Verne, que despertou minha curiosidade e imaginação quando ainda era adolescente.
‘Vinte Mil Léguas Submarinas’ é um livro um pouco diferente de conteúdo, a frente do seu tempo com toda a certeza, mas ainda assim contendo características únicas do seu autor, como a descrição detalhada e o desejo pela ficção científica.
Além disso, esse livro especificamente chamou muito minha atenção por se tratar de um relato no fundo do mar, contendo descrições das espécies existentes e a interação de nossos personagens - Dr. Pierre Arronax, Conseil, Ned Land e capitão Nemo – com a natureza.
É um livro um pouco extenso devido as detalhadas descrições de nosso autor Verne, mas justamente devido a isso, é um livro rico em detalhes, que faz o leitor se sentir a bordo da tripulação do submarino Nautilus.
Vale a pena a leitura!
Título: Vinte Mil Léguas Submarinas
Autor: Júlio Verne
Tradutor: Julia da Rosa Simões
Editora: Penguin Companhia
Tradutor: Julia da Rosa Simões
Editora: Penguin Companhia
Páginas: 512
Postar um comentário Blogger Facebook