Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: FOGO & SANGUE: UMA AULA DE HISTÓRIA
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
A arrebatadora história dos Targaryen ganha vida neste novo livro de George R.R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, série...


A arrebatadora história dos Targaryen ganha vida neste novo livro de George R.R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, série que inspirou a adaptação de sucesso da HBO, Game of Thrones.

Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.

O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual é a origem dos três ovos de dragão que chegaram a Daenerys? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.

Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens em preto e branco assinadas pelo artista Dough Wheatley, Fogo e sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.


Enquanto a HBO não lança a última temporada de sua fanfic adaptação dos livros de George Martin e o próprio não termina de escrever o 6º volume, descobrimos o que ele andava fazendo nesse tempo. Qual a necessidade de terminar sua história principal se você pode lançar uma nova saga que conta todo o passado do seu mundo?

Não entendam mal, achei Fogo & Sangue uma narrativa incrível e empolgante! Porém, a cada página eu pensava que preferia estar vendo todo esse potencial narrativo em Ventos do Inverno...

É importante ressaltar que Fogo & Sangue nunca foi e nem quis ser Ventos do Inverno. A longa história dos Targaryen é riquíssima e adiciona muito ao mundo criado por Martin. Esse livro serve para expandir uma mitologia poderosa e que pode (e deve) ajudar nas séries spin-off que a HBO tem planejadas.

Diferente do modelo de As Crônicas de Gelo e Fogo, onde a história é narrada a partir das perspectivas dos personagens, com cada capítulo focado em um ponto de vista, Fogo & Sangue é uma história. Literalmente uma aula de história.

Contada a partir do arquimeistre Gyldayn e transcrita por Martin (é o que diz no início da trama), vemos aqui justamente como seria se um meistre estivesse divulgando sua história. Isso trás ao livro um misto de sensações. Em determinados momentos a velocidade dos acontecimentos é empolgante, enquanto por vezes pouco acontece e nos vemos cansados em meio à questões de impostos e politicagem.

E, falando agora como o professor de história que sou, é exatamente assim que é um livro de história. Mesmo um livro que trate sobre guerras e conquistas (como é o caso) tem seus momentos mais maçantes. 

Fogo & Sangue nos introduz no mundo de Westeros quando Aegon decide que é hora de unificar os Sete Reinos. Vemos famílias antigas morrerem, reis se curvarem, castelos derreterem e a história ser feita. Com diversos momentos que remontam ao que sabemos em As Crônicas de Gelo e Fogo temos um prato cheio para os fãs desse mundo.

Vemos desde às guerras de conquista até as sucessões do Conquistador. Desde reinados produtivos e ricos até a temível Dança dos Dragões, onde o duelo pelo trono levou os Sete Reinos à uma guerra tão grande que apenas uma mais recente pode ser comparável. 

Talvez o maior problema do livro, além de ele não ser Ventos do Inverno, seja o fato de que é um livro de nicho. Fãs que querem se aprofundar na saga vão amar. Fãs que queriam apenas a continuação da saga de Daenerys e Tyrion, talvez fiquem decepcionados. E novos fãs talvez não encontrem aqui a porta certa para entrar nesse mundo.

Fogo & Sangue expande e explica o universo que Martin criou. Não foram poucas as vezes que parei a leitura para ir atrás de informações sobre cidades, continentes povos e famílias citadas. Por isso digo: escreva mais homem! Ventos do Inverno, Fogo & Sangue Volume 2, um livro sobre a história de Essos e de todo seu mundo. Afinal, nunca será o bastante!

TÍTULO: Fogo & Sangue
AUTOR: George R. R. Martin
TRADUTORA: Leonardo Alves e Regiane Winarski
EDITORA: Suma de Letras
PÁGINAS: 598 
ANO: 2018
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top