Comentários
Diário de Seriador Diário de Seriador Author
Title: O INSTITUTO: ATÉ ONDE VAI O HOMEM NA BUSCA PELO BEM MAIOR?
Author: Diário de Seriador
Rating 5 of 5 Des:
No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamen...



No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.
Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.

Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.

Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.


Eu fã de carteirinha do mestre do terror e todo livro de Stephen King me prende de uma maneira que poucos escritores conseguem. O Instituto não foi diferente, porém, além de ser um ótimo livro ele também me remeteu à antigas obras de King e me deixou um pouco nostálgica e bastante feliz com a leitura. 

Lembrando um pouco de It, temos aqui um grupo de crianças superdotadas Luke, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon se encontram no instituto, onde as crianças recebem os mais cruéis tipos de testes relativos à sua capacidade extra-sensorial. E aqui temos algo bem Stephen King, com todo o terror psicológico que tanto gostamos e que tanto estamos acostumados vindo do autor.



Claro que todas essas torturas são justificáveis: pelo bem maior, eles dizem e aqui vamos observando como os funcionários do instituto passam a deixar de enxergar as crianças como seres humanos, como a empatia deixa de existir e as práticas de tortura às quais estas crianças são submetidas se tornam parte da rotina deles. E aqui abrimos um debate importante sobre nossa frágil humanidade e o quão longe algumas pessoas estão dispostas a ir para alcançar determinados objetivos. Temos claras referências ao nazismo, por exemplo, e é impossível durante a leitura não se questionar, não comparar determinadas situações à coisas que observamos que aconteceram e continuam acontecendo pelo mundo. 


Para os fãs de Stephen King este livro é uma excelente pedida, seja você leitor novo ou leitor mais antigo, O Instituto possui todos os elementos de narrativa que marcam o mestre do terror e este livro vai te prender do começo ao fim. 

Título: O Instituto
Autor: Stephen King
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: Suma de Letras
Páginas: 543
Ano: 2019
Onde Comprar: Amazon
Livro cedido pela editora para resenha.

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top